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Troféu do campeão
Início: 27 de Janeiro de 2023Término: 17 de Fevereiro de 2023
livre18 a 99 anosFinalizado

3-CANASTRA

Cada Comunidade poderá inscrever até 01 dupla no masculino e 01 no misto.

01 - Masculino: 02(dois) jogadores titulares e 01 (um) reserva.

02 - Misto: 02(dois) jogadores titulares e 02 (dois) reservas, sendo um de cada sexo. (Pode ser formada dupla de seguinte forma: 1 (um) atleta de cada sexo ou 2 (dois) atletas do sexo feminino).

03 - Serão distribuídas 11 cartas para cada jogador;

04 - A distribuição das cartas do jogo será feita por quem tiver a carta de maior valor.

05 – O baralho deve ser embaralhado pelo mão na jogada anterior.

06 – A primeira carta a ser distribuída será a do jogador que será mão.

07 – O jogo será decidido em uma única partida de 4000 (quatro mil) pontos ou mais.

 

DADOS PARA CONTAR OS PONTOS

LIMPA

SUJA

VALOR

CANASTRA

200

100

 

BATIDA FINAL

 

 

100

BATIDA DO MORTO VÁLIDA

 

 

100

CARTAS 3 A 6

 

 

05

CARTAS 7 A REY E CORINGA

 

 

10

CARTAS AZ

 

 

15

08 – Os jogos serão disputados com dois mortos.

8.1 – Será permitido fazer trincas somente das cartas AZ.

09 – Para pegar o morto pode-se bater com descarte e sem canastra.

10 – Cada dupla poderá pegar apenas um morto.

11 – Para o bate final é necessário ter pelo menos uma canastra Real ou suja.

12 – A dupla perderá 100 pontos referentes ao morto nos seguintes casos:

12.1 – Não ter conseguido pegar o morto;

12.2 – Já ter pegado, mas não tenha tido oportunidade de descartar;

13 – A equipe não será penalizada se terminar as cartas de comprar, e terminará o jogo.

14 – O jogador que ficar com uma só carta, ou seja, “Pica-pau”, não poderá comprar as cartas da mesa.

15 – A canastra para que possa ser considerada limpa, deve estar com todas as cartas colocadas em suas legítimas posições.

16 – O atleta quando fizer o descarte deverá comunicar em tom audível o lugar da mesma.

17 – O jogador deverá manter as cartas sobre a mesa ou na mão.

18 – Quando terminarem as cartas de comprar, o jogo será encerrado pela dupla adversária.

Vitória – 02 pontos

Derrota – 00 ponto.

PENALIDADES

21 – Após a metade do jogo, ou seja, 2000 (dois mil) pontos,a dupla somente poderá baixar o jogo com 75 pontos em cartas.

22 – Em caso de haver irregularidade no item acima, a dupla deverá recolher o jogo, sofrendo as seguintes penalidades:

22.1 – Baixar o jogo com 95 pontos em cartas.

23 – Em caso de reincidência deverá baixar o jogo com 120 (cento e vinte) pontos.

24 – O jogador que mostrar uma ou mais cartas ao seu adversário ou companheiro, voluntária ou involuntariamente, perderá 50 (cinquenta) pontos.

25 – Nenhum dos jogadores poderá pedir uma carta, comentar ou incentivar uma jogada.

26 – Os pontos provenientes de penalidades terão de ser debitados da equipe infratora.

27 – O coringa somente poderá ser utilizado uma vez no jogo, fora de sua posição real.

28 – No caso de uma equipe não fazer canastra, e a outra equipe bater o jogo, a dupla perdedora será penalizada com 300 pontos.

29 – Durante o jogo não poderá haver substituição de atleta, só de um jogo para outro.

CRITÉRIOS DE DESEMPATE

a) entre duas equipes: confronto direto na fase ou etapa em que ocorreu o empate.

b) entre três ou mais equipes;

b.1) saldo de pontos;

b.2) sorteio.

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