Competição
3-CANASTRA
Cada
Comunidade poderá inscrever até 01 dupla no masculino e 01 no misto.
01
- Masculino: 02(dois) jogadores titulares e 01 (um) reserva.
02
- Misto: 02(dois) jogadores titulares e 02 (dois) reservas, sendo um de cada
sexo. (Pode ser formada dupla de seguinte forma: 1 (um) atleta de cada sexo ou
2 (dois) atletas do sexo feminino).
03
- Serão distribuídas 11 cartas para cada jogador;
04
- A distribuição das cartas do jogo será feita por quem tiver a carta de maior
valor.
05 – O baralho deve ser embaralhado pelo mão na jogada
anterior.
06 – A primeira carta a ser distribuída será a do jogador
que será mão.
07
– O jogo será decidido em uma única partida de 4000 (quatro mil) pontos ou mais.
DADOS PARA CONTAR OS PONTOS |
LIMPA |
SUJA |
VALOR |
CANASTRA |
200 |
100 |
|
BATIDA FINAL |
|
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100 |
BATIDA DO MORTO VÁLIDA |
|
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100 |
CARTAS 3 A 6 |
|
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05 |
CARTAS 7 A REY E CORINGA |
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|
10 |
CARTAS AZ |
|
|
15 |
08
– Os jogos serão disputados com dois mortos.
8.1
– Será permitido fazer trincas somente das cartas AZ.
09
– Para pegar o morto pode-se bater com descarte e sem canastra.
10
– Cada dupla poderá pegar apenas um morto.
11
– Para o bate final é necessário ter pelo menos uma canastra Real ou suja.
12
– A dupla perderá 100 pontos referentes ao morto nos seguintes casos:
12.1
– Não ter conseguido pegar o morto;
12.2
– Já ter pegado, mas não tenha tido oportunidade de descartar;
13
– A equipe não será penalizada se terminar as cartas de comprar, e terminará o
jogo.
14
– O jogador que ficar com uma só carta, ou seja, “Pica-pau”, não poderá comprar
as cartas da mesa.
15
– A canastra para que possa ser considerada limpa, deve estar com todas as
cartas colocadas em suas legítimas posições.
16
– O atleta quando fizer o descarte deverá comunicar em tom audível o lugar da
mesma.
17
– O jogador deverá manter as cartas sobre a mesa ou na mão.
18
– Quando terminarem as cartas de comprar, o jogo será encerrado pela dupla
adversária.
Vitória
– 02 pontos
Derrota
– 00 ponto.
PENALIDADES
21
– Após a metade do jogo, ou seja, 2000 (dois mil) pontos,a dupla somente poderá
baixar o jogo com 75 pontos em cartas.
22
– Em caso de haver irregularidade no item acima, a dupla deverá recolher o
jogo, sofrendo as seguintes penalidades:
22.1
– Baixar o jogo com 95 pontos em cartas.
23
– Em caso de reincidência deverá baixar o jogo com 120 (cento e vinte) pontos.
24
– O jogador que mostrar uma ou mais cartas ao seu adversário ou companheiro,
voluntária ou involuntariamente, perderá 50 (cinquenta) pontos.
25
– Nenhum dos jogadores poderá pedir uma carta, comentar ou incentivar uma
jogada.
26
– Os pontos provenientes de penalidades terão de ser debitados da equipe
infratora.
27
– O coringa somente poderá ser utilizado uma vez no jogo, fora de sua posição
real.
28
– No caso de uma equipe não fazer canastra, e a outra equipe bater o jogo, a
dupla perdedora será penalizada com 300 pontos.
29
– Durante o jogo não poderá haver substituição de atleta, só de um jogo para
outro.
CRITÉRIOS
DE DESEMPATE
a)
entre duas equipes: confronto direto na fase ou etapa em que ocorreu o empate.
b) entre três ou mais equipes;
b.1) saldo de pontos;
b.2)
sorteio.