Jogos
Olimpíada Tijuquense 2023
XVIII
OLIMPÍADAS TIJUQUENSE
REGULAMENTO
Geral
OBJETIVOS
Art. 1º. A Administração Municipal de Tijucas
considerando o esporte como um dos elementos básicos no alcance da formação
integral do homem, considerando a prática esportiva como um dos elementos viabilizadores
do lazer e considerando a expressiva participação da comunidade no esporte,
resolve baixar a seguinte regulamentação para a OLIMPÍADA TIJUQUENSE:
Art. 2º. A OLIMPÍADA TIJUQUENSE têm como
objetivos:
·
Desenvolver o intercambio esportivo entre os bairros de Tijucas;
·
Proporcionar boas relações entre dirigentes, técnicos e atletas;
·
Estabelecer inter-relações entre desportistas e o Poder Público;
·
Exaltar a prática desportiva como instrumento imprescindível para a
formação da personalidade;
·
Incentivar o surgimento de novos valores esportivos.
Da Organização
Art.3º.
Constituirão poderes da Olimpíada Tijuquense:
·
Comissão de Honra
·
Comissão Central Organizadora
·
Conselho Disciplinar
Da Comissão de Honra
Art.4º. A
Comissão de Honra está assim constituída:
-
Prefeito Municipal de Tijucas
- Superintendente da Fundação Municipal de Esportes
- Secretários Municipais
Da Comissão Central Organizadora
Art.5º. Caberá
ao Coordenador Geral, designar os membros da Secretaria Geral e auxiliar na
composição da Comissão Central Organizadora.
Da Comissão Disciplinar
Art.6º.
A
Comissão Disciplinar atuará conforme as regras deste regulamento e as
orientações do Código de Justiça Desportiva de Santa Catarina.
Da Secretária Geral
Art.7º. Compete
a Secretária Geral:
a) Elaborar a agenda das atividades
e reuniões;
b) Controlar a documentação de
inscrição e registro;
c) Redigir ofícios, atas,
informações e orientações.
Da Coordenação Administrativa
Art.8º. Orientar
e supervisionar os trabalhos das comissões nos locais de competições.
Da Coordenação Técnica
Art.9º. Compete
a Coordenação Técnica:
a)
Elaborar os programas e tabelas de jogos e
competições;
b)
Vistoriar e designar os locais de
competições;
Da Coordenação de Modalidade
Art.10º. Compete a Coordenação de modalidade:
·
Assessoria a Coordenação Técnica
·
Coordenar as competições
·
Observar o trabalho técnico dos Árbitros.
Da Arbitragem
Art.11º.
É
de competência do árbitro:
a) Decidir se
as equipes estão ou não em condições de participar da competição,
considerando-se as regras da modalidade.
b) Considerar
se as equipes estão ou não uniformizadas. Caso o árbitro considere uma equipe
sem condições, deverá impedi-la de participar da competição, dando-lhe 15
minutos (na primeira partida somente) de tolerância para se apresentar devidamente
em condição.
c) O árbitro
é a única autoridade competente para decidir, interpretar e por motivo
relevante ou de força maior, a interrupção ou suspensão da partida ou prova.
d) Não caberá
qualquer recurso da decisão do árbitro, com referência ao uniforme (exceto
quando se tratar de patrocinados por políticos), que devem relatados em sumula
para avaliação dos membros organizadores.
Da Comissão de Apoio Militar e Segurança
Art.12º. Compete:
a) Policiamento
regular nos locais de competições, dentro da possibilidade.
Do Cerimonial de Abertura
Art.13º. O Cerimonial
de Abertura da Olimpíada Tijuquense será realizado no Ginásio de Esportes João
Bayer Filho, sendo obrigatória a participação de todos os bairros participantes,
com seis representantes.
Art.14º. O Cerimonial
de Abertura constará dos seguintes atos:
Concentração
das Delegações
Desfile de
Abertura
Entrada da
Tocha Olímpica e acendimento da Pira
Juramento
do Atleta
Declaração
de Abertura Oficial
Par.
Único-
As comunidades receberão pontos pela participação no Desfile de Abertura:
06 Representantes- 06 pontos
(pontuação máxima)
05 Representantes - 05 pontos e
assim sucessivamente até 01 representante.
AUSENCIA: perda de cinco (5) pontos
na competição.
DA IDENTIFICAÇÃO
Art.15º. Os
atletas e comissão técnica, somente estarão aptos para participarem do jogo ou
prova, após a apresentação de um documento com foto: RG, CNH ou outro.
Par.1º. Caso não
apresente um destes documentos, o atleta e ou comissão técnica estarão
impossibilitados de participar do jogo/ ou prova, caracterizando WO.
Par.2º. Em caso
de WO, os atletas serão suspensos por 90 (noventa) dias de todos os eventos promovidos
pela FME. Caso o atleta seja reincidente, a pena será em dobro.
Par.3º. Todos os
atletas e comissão técnica presentes deverão estar relacionados em súmula, após
o início do jogo ou prova não será permitido a participação do atleta ou membro
da comissão técnica que chegar atrasado.
DA PARTICIPAÇÃO
Art.16º. Poderão
participar equipes representativas dos bairros do Município de Tijucas. O
atleta terá direito a participação somente após a inscrição com os seguintes
documentos: CPF, RG, Comprovante de Residência atual e Título de Eleitor com
data de transferência até 10 de janeiro de 2023.
Obs.: Cada bairro poderá inscrever
somente uma equipe nas modalidades, salvo nas modalidades de ciclismo, natação,
atletismo e travessia de caiaque.
Art.
17º.
Cada atleta poderá participar de 02 (duas) modalidades coletivas e de no máximo
03 (três) provas individuais. Para o bairro poder participar, terá que
inscrever-se, no mínino, em três modalidades.
Art. 18º. Os atletas participantes poderão
ter vínculos profissionais no Esporte.
Par.
1º.
Os membros da comissão técnica não precisam ser residentes do bairro.
Par.
2º.
Os bairros de Oliveira, Campo Novo e Terra Nova, serão considerados uma única
equipe.
Par.
3º.
O bairro de Santa Luzia poderá utilizar atletas residentes nas ruas Sebastião
Coelho, Manoel Irineu da Silva e João Régis Neto, que pertencem ao mesmo bairro,
porém localizado no município de Porto Belo.
Par.
4º.
Os bairros que não efetuar a inscrição para participar da Olimpíada Tijuquense,
os atletas do referido bairro estarão automaticamente impossibilitados de
participar da disputa da mesma por outro bairro, salvo conforme próximo parágrafo.
Par.
5º.
Os bairros Oliveira, Itinga, Timbé, Pernambuco, Morretes, Santa Luzia e Sul do
Rio se tiverem dificuldade de montar equipes nas modalidades de Futsal
(masculino e Feminino), Vôlei de quadra (masculino e Feminino), vôlei de areia
(masculino e feminino) e Futebol Suíço Master, poderão inscrever atletas dos
bairros Centro, Universitário, 15 de Novembro, Praça, Areias, Joáia e Nova
Descoberta, desde que liberados pelo coordenador do bairro de origem dos
referidos atletas, em documento modelo expedido pela FME. O número máximo será de
quatro (04) atletas por modalidade.
A) Os atletas
só poderão participar nas modalidades especificadas acima.
B) Os atletas
só poderão participar por um bairro.
C) O Bairro
que não confirmar sua participação estará impedido de liberar atletas para
disputar a competição.
DOS PARTICIPANTES
Art.
19º.
Poderão participar dos jogos, todas as pessoas residentes e moradoras no
município de Tijucas em seu respectivo bairro, votantes no município de Tijucas
e nascidos até 2008. Para as modalidades de bares, apenas maiores de 18 anos
poderão ser inscritos. Não estar cumprindo punição administrativa pela Fundação
Municipal de Esportes até na data de inscrição de atletas.
Art. 20º. A inscrição será feita através de
ficha própria ou de forma on line, pela internet, ambas fornecidas pela FME. Cada
comunidade poderá inscrever apenas uma equipe por modalidade, exceto a
Travessia de Caiaque, onde poderão participar 02 atletas por prova.
Nas modalidades de Ciclismo, Natação
e Atletismo cada comunidade poderá inscrever 03 (três) atletas por prova.
Par.
1º
- Após o prazo para primeira inscrição de atletas e modalidades estabelecida
pela FME, será aberta nova data para inscrição de atletas para as modalidades
coletivas: voleibol, suíço máster e futsal.
DAS MODALIDADES
Art.
21º.
Constarão dos jogos as seguintes modalidades:
DO CONGRESSO TÉCNICO
Art.
22º.
O Congresso Técnico da Olimpíada Tijuquense será realizado em local a ser
definido, com a seguinte ordem do dia:
-Homologação das inscrições
-Avisos gerais.
DAS FORMAS DE DISPUTA
Art.
23º.
Os sistemas de disputa serão de acordo com o número de equipes inscritas por
modalidade, observando-se o período disponível para a sua realização.
Parágrafo Único – Só serão
realizadas as modalidades que tiverem o mínimo de 03 (três) equipes inscritas.
Par.
1º
- Nas seguintes modalidades serão utilizados os critérios de cabeça de chave,
em relação a XVII Olimpíada: Futebol Suíço Master, Futsal, Vôlei de Dupla e
Voleibol.
CRITÉRIOS DE CLASSIFICAÇÃO E PONTUAÇÃO
Art.
24º.
A homologação dos Campeões será por modalidade esportiva.
No final
de cada modalidade, serão computados os pontos por equipe para apuração geral.
O critério de pontuação utilizado será a seguinte:
A)
Para as modalidades individuais (Tênis de
mesa, Ciclismo, Atletismo, Natação, Caiaque)
1º lugar: 13 pontos
2º lugar: 08 pontos
3º lugar: 05 pontos
4º lugar: 03 pontos
5º lugar: 02 pontos
A partir do 6º lugar: 01 ponto.
B)
Para as modalidades coletivas (Bocha, Canastra,
Domino, Futebol suíço máster, Futsal, Sinuca, Vôlei areia, Voleibol e futevôlei).
1º lugar: 18 pontos
2º lugar: 13 pontos
3º lugar: 10 pontos
4º lugar: 06 pontos
5º lugar: 04 pontos
A partir do 6º lugar: 02 pontos.
Par. 1º - Será considerada vencedora da Olimpíada
Tijuquense a comunidade que obtiver o maior número de pontos nas modalidades
esportivas a serem disputadas.
Par.
2º
- Em caso de empate, será vencedora a comunidade que obtiver o maior número de
1ºs lugares e, assim, sucessivamente até o 5º lugar.
Par.
3º
- Quando não houver possibilidade de computar os pontos de alguma modalidade
que não tenha terminado, por qualquer motivo, dentro do período restrito aos
jogos, ela não será levada em consideração para efeito de apuração.
Par.
4º
- Em caso de WO, a equipe perderá 02 (dois) pontos na classificação geral.
Par.
5º
- Será considerado WO quando acontecer confronto direto entre os bairros e a partida
não puder ser realizada devido a falta do mesmo.
DA PREMIAÇÃO
Art.
25º.
Será distribuída da seguinte forma:
a)
Medalhas para todos os atletas que
conquistarem as 3 (três) primeiras colocações nas respectivas modalidades;
b)
Troféu para a equipe campeã em cada
modalidade;
c)
Troféu geral definitivo.
DAS DISPOSIÇÕES GERAIS DO ADIAMENTO, DA
INTERRUPÇÃO, SUSPENSÃO E AUSÊNCIA DA PARTIDA.
Art.
26º.
Qualquer partida/prova, em virtude de mau tempo ou por motivo de força maior,
poderá ser adiada pelos organizadores, desde que o faça até 03 (três) horas
antes do horário previsto para seu início.
Par.
1º:
Findo o prazo previsto no caput deste
artigo, somente aos árbitros caberá a decisão sobre o adiamento da partida,
devendo relatar em súmula as razões de sua decisão.
Par.
2º:
Decidido o adiamento, deverão ser informados os árbitros e os bairros
participantes.
Art. 27º. Adiada uma partida, caberá aos
organizadores designar outra data.
Art. 28º. O árbitro é a única autoridade
competente para decidir, por motivo relevante ou de força maior, a interrupção
ou suspensão da partida.
Par.
1º:
Além do que está previsto no art. 26, uma partida só será interrompida pelos
seguintes motivos:
a)
Falta de segurança;
b)
Conflito ou distúrbio grave;
c)
Mau estado do campo.
Par.
2º: Interrompida
a partida, o árbitro aguardará, quando possível, até 30 (trinta) minutos pela
cessação da causa, para decidir sobre sua sequência ou suspensão.
Par. 3º: Interrompida a partida pelos itens
A ou B, do par. 1º, a equipe culpada pelos incidentes, se no momento da partida
for perdedora, este placar será mantido independente de quantos minutos de jogo
aconteceu a paralisação.
Par.
4º: Interrompida
a partida pelos itens A ou B, do par.1º, a equipe culpada pelos incidentes, se
no momento da partida for vencedora, será dado o placar mínimo de vitória para
a equipe que não deu causa para a interrupção.
Par.
5º: Se
durante toda a competição, em qualquer jogo ou prova houver problemas com
torcedores ou simpatizantes que causarem interrupções em qualquer modalidade o
bairro será punido com perda de 13 pontos, desde que relatado pelos árbitros ou
coordenadores.
Art.29º. Caso a partida seja suspensa por
qualquer motivo previsto no artigo anterior, e se não houver penalidade de
perda dos pontos, será ela novamente realizada, salvo se a suspensão se deu nos
últimos quinze (15) minutos finais, caso em que será considerada encerrada,
mantendo-se o escorro prevalecente no momento da suspensão.
Art.30º. Só poderá participar, quando for
o caso de nova partida, o atleta que tinha condições de jogo na data da
partida, desde que não tenha sido expulso, na partida suspensa anulada.
Par.
Único.
Para efeitos disciplinares, serão considerados o cartão amarelo (advertência) e
o cartão vermelho (expulsão) aplicadas em partidas suspensas ou anuladas.
Art.31º. Os atletas, técnicos e dirigentes
inscritos que participam da Olimpíada Tijuquense serão considerados
conhecedores das Leis Esportivas, das Regras e Regulamentos assim se submeterão
sem reserva alguma a todas as consequências que deles possam emanar.
Art.32º. Todas as equipes deverão
comparecer aos jogos devidamente uniformizados, ou de acordo com a modalidade,
preferencialmente com as camisetas doadas pela Fundação Municipal de Esportes.
Par. 1º. Nas modalidades de Atletismo, Bocha, Canastra, Dominó, Sinuca e
Tênis de Mesa, os atletas são obrigados usar a camisa de identificação do
bairro, doada pela FME no referido ano.
Par.
2º.
É de competência exclusiva do árbitro a observância da uniformização das
equipes. Não estando de acordo com o padrão exigido a equipe ou o atleta não
poderá participar da referida disputa, e cuja decisão não caberá recurso.
Par.
3º.
O uso de caneleiras será obrigatório nas modalidades de futsal e futebol suíço.
Art.33º. Todas as equipes terão uma
tolerância de 15 minutos sobre o horário marcado para as partidas ou provas. No
entanto, esta tolerância valerá apenas para a primeira partida ou prova.
Art.34º. A equipe que não comparecer ao
jogo (WO) estará automaticamente desclassificado dos jogos na modalidade/naipe
e perderá 02 pontos na classificação geral e os atletas envolvidos terão
penalidades com 90 dias de punição de todas as competição da FME.
Parágrafo Único- Todos os jogos
realizados por esta equipe tornar-se-ão sem efeito, não sendo computados pontos
para as equipes adversárias.
Art.35º. São competentes para apontar
irregularidades e apresentar relatórios: Os árbitros, Delegados, representantes
legais da organizadora do evento (FME).
Art.36º. A constatação de qualquer
irregularidade possibilitará à Comissão Central Organizadora através de um Ato
Administrativo, tomar as devidas providências.
Art.37º. O cumprimento da suspensão
automática é de responsabilidade exclusiva de cada equipe, independente de
comunicação oficial.
Art.38º. Os Atletas expulsos nos jogos coletivos
estarão automaticamente afastados da próxima partida, e se necessário serão
julgados pela Comissão Disciplinar. O mesmo processo será feito também para os
atletas de outras modalidades.
Par.
1º.
Qualquer atleta, dirigente ou Bairro que ingressar com recursos ou ações na
justiça desportiva ou comum, antes de esgotar todos os meios de recursos
perante a Fundação Municipal de esportes, será suspenso automaticamente pelo
prazo de 01(um) ano com multa de 01(um) salário mínimo.
Par.
2º.
A taxa para recorrer das punições aplicadas pala FME e/ou Comissão Disciplinar,
perante a Junta de Recursos, será de dois (02) salários mínimos, com o deposito
deste valor na conta da FME, acompanhando do pedido de recurso.
Art.39º. O Atleta, dirigente ou membro da
comissão técnica que agredir fisicamente qualquer participante das Olimpíadas,
(Atleta, Dirigente, membro da comissão técnica, Arbitro ou representante da
Fundação Municipal de Esporte), estará suspenso
automaticamente por 365 DIAS DOS
EVENTOS PROMOVIDOS PELA FUNDAÇÃO MUNIPAL DE ESPORTES, além de multa de dois
(dois) salários mínimos, a ser pago em espécie ou em depósito bancário na conta
363-3, agência 1795, operação 006, na Caixa Econômica Federal, em nome da FME,
até 48 horas após o ocorrido. Esse valor será repassado às instituições de
caridades do município.
Par.
1º.
O Atleta, dirigente, técnico e qualquer pessoa que estiver representando o
bairro, estarão nesta condição durante toda a realização da Olimpíada,
respondendo pelo seu comportamento dentro ou fora da competição, quando o seu
bairro estiver jogando ou não, basta ser relatado por qualquer agente da
organização, árbitros, auxiliares ou representantes da Fundação Municipal de
Esportes.
Par.
2º.
O Bairro que protestar por gestos, palavras ou qualquer outra ação contra a
organização do evento, será levado a julgamento pela Comissão Disciplinar.
Par.
3º.
Fica expressamente proibida qualquer manifestação política partidária pelos
Bairros participantes, seja com adesivos, camisetas, bandeiras, santinhos ou qualquer
outro meio, inclusive as torcidas não poderão usar deste artifício, sob pena de
perda de pontos na classificação geral do seu Bairro. Os casos serão avaliados
pela comissão Disciplinar da FME.
Artº.40º. Os protestos deverão ser feitos
por escrito, anexando à documentação, e encaminhado à Comissão Central
Organizadora, até às 12 horas do dia útil seguinte.
Par.
1º-
Será cobrada uma taxa de 01(um) Salário Mínimo que deverá ser encaminhada à FME
juntamente com o protesto. No caso de ganho de causa, o valor será devolvido.
Par.
2º-
A equipe que sofrer qualquer impugnação será notificada pela FME, que
estipulará prazo e hora para o julgamento do protesto.
Par.
3º
- Quando ocorrer protesto em relação ao local de residência do atleta ou com
relação ao título de eleitor, o mesmo deverá apresentar prova do local onde
reside e título eleitoral do atleta questionado.
Par.
4º
- Se o protesto com relação ao domicilio for procedente, a equipe infratora
perderá 13 pontos na classificação geral, o atleta irregular será suspenso
automaticamente por 365 dias juntamente com o presidente do bairro responsável
pela inscrição do atleta, e os pontos nas provas por ele pontuados serão
desconsiderados. Se o caso for modalidade coletiva ou em dupla, só será alterado
o resultado da última partida e será concedido placar mínimo a equipe
adversária.
Art.41º. O atleta que assinar por dois
bairros, será automaticamente eliminado da competição e sofrerá a punição de
180 (cento e oitenta) dias de todas as competições da organizadas pela FME.
Art.42º. A questão de domicilio será de
acordo com seis leis municipais referentes à divisão dos Bairros.
Art.43º. É de responsabilidade dos bairros
participantes acompanharem os jogos.
Art.44º. A FME, bem como as entidades que
sediarão os jogos não se responsabiliza por acidentes a atletas ou danos a
terceiros, antes, durante e após a realização dos mesmos.
Art.45º. Casos omissos a este regulamento
serão resolvidos pela FME e/ou Comissão Disciplinares e Junta de Recursos se
for o caso.
REGULAMENTO TÉCNICO
Os jogos e
provas da Olimpíada Tijuquense serão realizados de acordo com as Regras
Oficiais Internacionais, adotadas pelas Confederações Brasileiras, pelo que
dispuser o Regulamento Geral e pela orientação expedida pela Comissão Central
Organizadora.
Os casos omissos serão resolvidos
pela FME e com a Comissão Disciplinar.
1 – ATLETISMO
1.1 – 100
metros rasos
1.2-
Será disputado nos naipes masculino e feminino.
1.3
– A modalidade será disputada na categoria livre
1.4
- Cada comunidade poderá inscrever até 03 atletas na prova.
2.1 –
1.500 metros
2.2
- Será disputado nos naipes masculino e feminino.
2.3
- A modalidade será disputada na categoria livre
2.4
- Cada comunidade poderá inscrever até 03 atletas na prova.
3.1 – 800
metros
3.2
- Será disputado nos naipes masculino e feminino.
3.3
- A modalidade será disputada na categoria máster 1982
3.4
- Cada comunidade poderá inscrever até 03 atletas na prova.
4.1- Salto
em distância
4.2-
Será disputado nos naipes masculino e feminino.
4.3-
Cada comunidade poderá inscrever até 03 atletas na prova.
4.4-
A modalidade será disputada nas categorias livre.
5.1- Salto
em altura
4.2-
Será disputado nos naipes masculino e feminino.
4.3-
Cada comunidade poderá inscrever até 03 atletas na prova.
4.4-
A modalidade será disputada nas categorias livre.
2-
BOCHA VALE TUDO
Cada
equipe poderá escrever 1 dupla no masculino e 1 no misto.
01-
Masculino: 02(dois) jogadores titulares e 01 (um) reserva.
02-
Misto: 02(dois) jogadores titulares e 02(dois) reservas, sendo um de cada sexo.
(Pode ser formada dupla de seguinte forma: 1 atleta de cada sexo ou 2 atletas
do sexo feminino).
03-
As canchas serão marcadas de maneira
perfeitamente visível a fim de determinar as seguintes áreas:
1ª Área: distante
60(sessenta) centímetros da cabeceira. O bolim não poderá atingir esta área ao
ser jogado para dar inicio a uma nova jogada.
2ª Área: distante
04(metros) da cabeceira da cancha. Dentro da área de conservar-se com os pés o
jogador que vai fazer qualquer jogada.
3ª Área: esta
área demarcará o meio de cancha. Dentro desta área, até a risca da área na
parte oposta da cancha deverá ficar o bolim para iniciar a jogada.
04-
O inicio far-se-á através do sorteio da bola pelo juiz.
05-
O jogador ao jogar o bolim e não jogá-lo na zona estabelecida poderá jogar
novamente e se voltar a cometer o erro, o mesmo perderá uma bola e o bolim
passará para o adversário.
06-
Todas as infrações previstas neste regulamento serão punidas com a perda de uma
bola.
07-Ao
jogar, o jogador deverá se encontrar totalmente dentro da respectiva área de
jogo.
08-As
equipes poderão efetuar quantas substituições quiserem durante o jogo.
09-O
jogo será disputado em uma partida de 24 (vinte e quatro) pontos na fase
classificatória e melhor de 3 da fase de mata-mata .
Vitória
– 02 Pontos
Derrota – 00 Ponto
CRITÉRIO
DE DESEMPATE
a)
Entre duas equipes: será decidido por confronto direto;
b)
Persistindo ou quando envolver três ou mais equipes:
b-1)
A decisão será por saldo de pontos;
b-2)
Mantendo-se empatados, a decisão será pelo maior numero de pontos marcados.
3-CANASTRA
Cada
Comunidade poderá inscrever até 01 dupla no masculino e 01 no misto.
01
- Masculino: 02(dois) jogadores titulares e 01 (um) reserva.
02
- Misto: 02(dois) jogadores titulares e 02 (dois) reservas, sendo um de cada
sexo. (Pode ser formada dupla de seguinte forma: 1 (um) atleta de cada sexo ou
2 (dois) atletas do sexo feminino).
03
- Serão distribuídas 11 cartas para cada jogador;
04
- A distribuição das cartas do jogo será feita por quem tiver a carta de maior
valor.
05 – O baralho deve ser embaralhado pelo mão na jogada
anterior.
06 – A primeira carta a ser distribuída será a do jogador
que será mão.
07
– O jogo será decidido em uma única partida de 4000 (quatro mil) pontos ou mais.
DADOS PARA CONTAR OS PONTOS |
LIMPA |
SUJA |
VALOR |
CANASTRA |
200 |
100 |
|
BATIDA FINAL |
|
|
100 |
BATIDA DO MORTO VÁLIDA |
|
|
100 |
CARTAS 3 A 6 |
|
|
05 |
CARTAS 7 A REY E CORINGA |
|
|
10 |
CARTAS AZ |
|
|
15 |
08
– Os jogos serão disputados com dois mortos.
8.1
– Será permitido fazer trincas somente das cartas AZ.
09
– Para pegar o morto pode-se bater com descarte e sem canastra.
10
– Cada dupla poderá pegar apenas um morto.
11
– Para o bate final é necessário ter pelo menos uma canastra Real ou suja.
12
– A dupla perderá 100 pontos referentes ao morto nos seguintes casos:
12.1
– Não ter conseguido pegar o morto;
12.2
– Já ter pegado, mas não tenha tido oportunidade de descartar;
13
– A equipe não será penalizada se terminar as cartas de comprar, e terminará o
jogo.
14
– O jogador que ficar com uma só carta, ou seja, “Pica-pau”, não poderá comprar
as cartas da mesa.
15
– A canastra para que possa ser considerada limpa, deve estar com todas as
cartas colocadas em suas legítimas posições.
16
– O atleta quando fizer o descarte deverá comunicar em tom audível o lugar da
mesma.
17
– O jogador deverá manter as cartas sobre a mesa ou na mão.
18
– Quando terminarem as cartas de comprar, o jogo será encerrado pela dupla
adversária.
Vitória
– 02 pontos
Derrota
– 00 ponto.
PENALIDADES
21
– Após a metade do jogo, ou seja, 2000 (dois mil) pontos,a dupla somente poderá
baixar o jogo com 75 pontos em cartas.
22
– Em caso de haver irregularidade no item acima, a dupla deverá recolher o
jogo, sofrendo as seguintes penalidades:
22.1
– Baixar o jogo com 95 pontos em cartas.
23
– Em caso de reincidência deverá baixar o jogo com 120 (cento e vinte) pontos.
24
– O jogador que mostrar uma ou mais cartas ao seu adversário ou companheiro,
voluntária ou involuntariamente, perderá 50 (cinquenta) pontos.
25
– Nenhum dos jogadores poderá pedir uma carta, comentar ou incentivar uma
jogada.
26
– Os pontos provenientes de penalidades terão de ser debitados da equipe
infratora.
27
– O coringa somente poderá ser utilizado uma vez no jogo, fora de sua posição
real.
28
– No caso de uma equipe não fazer canastra, e a outra equipe bater o jogo, a
dupla perdedora será penalizada com 300 pontos.
29
– Durante o jogo não poderá haver substituição de atleta, só de um jogo para
outro.
CRITÉRIOS
DE DESEMPATE
a)
entre duas equipes: confronto direto na fase ou etapa em que ocorreu o empate.
b) entre três ou mais equipes;
b.1) saldo de pontos;
b.2)
sorteio.
4-CICLISMO
01-
Será disputado nos naipes masculino e feminino.
02-
Cada comunidade poderá inscrever até 03 atletas na prova.
03-
A prova será realizada na ADEC.
Percurso
Masculino: 11 km
Percurso
Feminino: 4 km
5-
DOMINÓ
Cada
Comunidade poderá inscrever até 01 dupla no masculino e 01 no misto.
01-Masculino:
02(dois) jogadores titulares e 01(um) reserva.
02-Misto:
02 (dois) jogadores titulares 02 reservas, sendo um de cada sexo. (Poderá ser
formada a dupla da seguinte forma: 1 atleta de cada sexo ou 2 atletas do sexo
feminino).
03-A
disputa será em 1 partida de 300 pontos.
04-Para
início da primeira partida, as pedras serão embaralhadas pelo fiscal, cabendo a
saída a quem tiver o doble seis. Nas demais partidas, as pedras serão
embaralhadas pelo jogador que foi o saidor na partida anterior, sendo este o
último a comprar, cabendo a saída ao jogador localizado à direita.
05-As
pedras deverão ficar obrigatoriamente dispostas na mesa em uma única fileira.
06-O
jogador que tocar em qualquer pedra, deverá jogá-la, salvo se não servir em
nenhuma das pontas, o que será comprovado pelo fiscal.
07-
Joga-se com qualquer número de dobles, ou pedras no mesmo naipe.
08-Verificando-se
empate na contagem de pontos, proveniente de uma fecha, seja obrigatório ou
não, perderá a dupla que fechou.
Vitória-02
pontos
Derrota-00
ponto
09-
O número de pontos do vencedor, para efeitos de classificação, será de 300 ou
mais pontos.
PENALIDADES:
10-Não
poderá haver conversa durante o jogo entre os parceiros.
11-Ameaçar
jogar uma pedra e não jogar, perderá 10pontos.
12-Passar
com pedras na mão, perderá a dupla 40pontos e a jogada será anulada.
13-
Cometer gato voluntária ou involuntariamente, durante a jogada, perderá a dupla
40 pontos e a jogada será anulada.
14-
Atitudes, gestos ou sinais que caracterizem vantagens, e comprovados pelo
fiscal, perda de 50 pontos e se houver reincidência a dupla será eliminada.
15-Mostrar
ou derrubar pedra(s), a dupla será penalizada com a perda de 10 pontos.
16-Sair,
sem ser sua vez, perderá a dupla10 pontos e a jogada será anulada.
17-Todos
os pontos provenientes de penalidades terão que ser descontados da equipe
infratora.
18-Durante
o jogo não poderá haver substituição de atleta, só de um jogo para outro.
19-A
equipe terá tempo máximo de 1 (um)minuto para jogar a pedra, caso ultrapasse
este tempo na 1ª vez será advertida pelo fiscal, e pela 2ªvez em diante perderá
10 pontos.
CRITÉRIOS
DE DESEMPATE
a) Entre duas equipes: confronto
direto na fase ou etapa em que ocorreu o empate.
b)
Três ou mais equipes:
b.1-
saldo de pontos;
b.2-
persistindo o empate, o sorteio definirá a classificação.
6-FUTSAL
MASCULINO E FEMININO
01-
A modalidade será realizada de acordo com as Regras Internacionais adotadas
pela Confederação Brasileira de Futsal e pelo que dispuser este Regulamento.
02-
Poderão ser inscritos até 15 jogadores.
03-
Idade mínima 14 anos.
04-
Os jogos de futsal masculino, serão
disputados em 02 tempos de 20 minutos, com 05 minutos de intervalo (O
cronômetro só é parado quando o técnico solicita o tempo, solicitação do
árbitro e no último minuto de cada tempo).
A)
Para os jogos de futsal feminino, jogos
serão disputados em 02 tempos de 15 minutos, com 05 minutos de intervalo (O
cronômetro só é parado quando o técnico solicita o tempo, solicitação do
árbitro e no último minuto de cada tempo).
05-
A classificação das equipes será por pontos ganhos, adotando-se o seguinte
critério:
Vitória:
03 pontos
Empate:
01 ponto
Derrota:
00 ponto.
CRITÉRIOS DE DESEMPATE
Ocorrendo
empate nos pontos ganhos, empregarão os seguintes critérios:
a)
Entre duas equipes:
·
Confronto direto já realizado entre si no grupo em que ocorreu o
empate.
b)
Entre três ou mais equipes ou persistindo:
1º
Maior número de vitórias;
2º
Menor número de gols sofridos;
3º
Maior número de gols marcados;
4º
Sorteio a ser realizado na sede da FME, em dia e horário a ser determinado pela
mesma.
Obs.: Ocorrendo empate no final de
um jogo em que seja necessário apontar um vencedor será adotado o seguinte
critério.
a)
Cobrança de uma série de três tiros da marca penal, cobrados alternadamente por
3 atletas que tenham encerrado o 2º tempo do jogo.
b)
Persistindo o empate serão cobrados alternadamente quantos tiros forem
necessários, todos os atletas que estiverem na quadra de jogo podem cobrar as
penalidades, devendo somente ser igualados o número de cobradores de acordo com
a equipe que tiver menos atletas.
PUNIÇÕES
Atleta
punido durante as competições com:
Cartão
vermelho – um cartão: ficará suspenso automaticamente por um jogo;
Cartão
amarelo – três cartões: suspenso automaticamente por um jogo.
7-FUTEBOL
SUÍÇO
01
– A modalidade de Futebol Suíço Sênior será disputada de acordo com as Regras
Oficiais de Futebol de Campo e no que dispuser este regulamento.
02
– Poderá participar do Futebol Suíço Sênior os atletas nascidos até 1983.
03
– O número de substituições será livre, sem necessidade de paralisar-se o jogo.
04
– O atleta substituído pode retornar ao campo para participar da partida.
05
– Poderão se inscritos até 15 jogadores.
06
– As equipes serão integradas por 06 (seis) jogadores, sendo um deles o
goleiro.
07 – O tempo de jogo será de 02 tempos de 20 minutos, com 5
minutos de intervalo.
08 – Exceção à penalidade máxima e escanteio, os tiros
livres serão indiretos.
09 – Poderão ser utilizadas pelos atletas apenas chuteiras
de futebol suíço ou tênis.
10 – A cobrança da penalidade máxima será livre, ou seja, o
atleta que for executar a mesma poderá deslocar-se livremente.
PUNIÇÕES
12-
Dependendo da gravidade da infração, o árbitro utilizará o cartão de acordo com
as especificações abaixo:
Cartão
vermelho – expulsão, o atleta ficará suspenso automaticamente por um jogo;
Cartão
amarelo – três cartões: suspenso automaticamente por um jogo.
13-
O jogador que receber cartão vermelho estará suspenso automaticamente por uma
partida e dependendo do relatório do árbitro, poderá ser suspenso automaticamente
do evento.
14-
Não haverá impedimento.
15-
O número mínimo de atletas para iniciar ou prosseguir uma partida será de 04
atletas.
16-
A classificação das equipes será por pontos ganhos, adotando-se o seguinte
critério:
Vitória
– 03 pontos
Empate
– 01 ponto
Derrota
– 00 ponto.
Obs.: Em caso de WO,
além dos três pontos ganhos, para efeito de contagem, será conferido o placar
de 1 x O em todas partidas( já realizadas ou a realizar), independente do
placar do jogo já realizado, a equipe faltosa estará automaticamente eliminada
da competição.
CRITÉRIOS
DE DESEMPATE
17-
Ocorrendo empate nos pontos ganhos, empregar-se-á os seguintes critérios:
a)
Entre duas equipes:
·
Confronto direto já realizado entre si no grupo em que ocorreu o
empate.
b)
Entre mais equipes ou persistindo:
1º Maior número de vitórias;
2º Melhor saldo de gols;
3º Maior número de gols marcados;
4º Sorteio a ser realizado na sede
da FME, em dia e horário a ser determinado pela mesma.
18-
Ocorrendo empate em jogo que necessite apontar um vencedor, adotar-se-ão os
seguintes critérios:
a)
Cobrança de uma série de três tiros da marca penal, cobrados alternadamente por
3 atletas que tenham encerrado o 2º tempo do jogo.
b)
Persistindo o empate serão cobrados alternadamente quantos tiros forem
necessários por atletas diferentes que tenham terminado o 2º tempo de jogo, até
que seja apontado o vencedor. Após os 07 ou menos atletas terem cobrado
pênaltis poderão voltar a fazer a cobrança caso seja necessário, só podem
cobrar pênaltis os atletas que terminaram o 2º tempo de jogo.
8-TÊNIS
DE MESA
01
– Será disputado nos naipes masculino e feminino individualmente.
02
– Cada comunidade poderá inscrever 02 (dois) atletas (titular e reserva) em
cada naipe.
03
– Na etapa classificatória os jogos serão disputados na melhor de 03 (três)
sets até 11 (onze) pontos. No caso de empate em 10 ou mais pontos, o vencedor
será o que fizer dois pontos consecutivos primeiro.
Nas
etapas semifinal e final o número de sets passa para 05 (cinco) sets até 11
(onze) pontos. No caso de empate em 10 pontos, o vencedor será o que fizer dois
pontos consecutivos primeiro.
04
– O 1º saque será do atleta que ganhar o sorteio.
Cada
atleta tem direito a 02 (dois) saques, mudando sempre quando a soma dos pontos
seja 02 (dois) ou seus múltiplos. No set seguinte inverte o 1º saque.
05 – Para efeito de classificação das equipes, será
atribuída a seguinte pontuação:
Vitória – 02 pontos
Derrota – 00 ponto.
06 – Em caso de empate na contagem de pontos, para efeito de
classificação, em qualquer dos turnos, será adotado o seguinte critério:
a)
Entre duas equipes: será decidido pelo confronto direto já realizado;
b)
Entre três ou mais equipes:
b.1)
A decisão será obtida pelo saldo de sets;
b.2)
Persistindo o empate, a decisão será obtida pelo saldo de pontos;
b.3)
Sorteio.
08-Durante
o jogo não poderá haver substituição de atleta, só de um jogo para o outro.
9-VOLEIBOL
01-
A modalidade será realizada de acordo com as Regras Internacionais adotadas
pela Confederação Brasileira de Voleibol e pelo que dispuser este Regulamento.
02-
Poderão ser inscritos até 15 jogadores.
03-
A classificação será por pontos ganhos, adotando-se o seguinte critério:
Vitória: 2x0= 03 Pontos Vitória: 2x1=02 Pontos
Derrota: 2x1= 01 Ponto Derrota: 2x0=00 Ponto.
04-
As partidas serão disputadas em melhor de 02 (dois) sete vencedores, até 25
pontos. Havendo necessidade do 3º set, este será disputado até 15 pontos sem
vantagem.
05-
O atleta, técnico, assistente-técnico ou dirigente desqualificado pelo árbitro
estará automaticamente suspenso por uma partida, independente da punição que
lhe poderá ser imposta pelo Conselho Disciplinar.
06-
O aquecimento dos atletas não poderá de forma alguma contribuir para o atraso
do jogo. As equipes deverão se aquecer com antecedência fora da quadra.
07-
Ocorrendo empate na classificação, em turno ou grupo, empregar-se aos seguintes
critérios:
a)
Entre duas equipes:
Confronto direto já realizado
entre si no grupo em que ocorreu o empate.
b)
Entre três ou mais equipes:
Set average
Pontos average
Persistindo o empate a decisão será por sorteio
10-
SINUCA
1-A
competição será em duplas e terá um reserva, cada bairro poderá inscrever 1
equipe.
2-Os
jogos serão disputados na melhor de 3 partidas.
3-Na
saída as bolas serão colocadas de forma triangular (5,4,3,2 e 1 bola) de um
lado e o bolão do lado oposto da mesa. O jogo será disputado pelas bolas pares
e ímpares, ficando a bola de nº 1 como 1º castigo.
4-
Para iniciar a partida será feito um sorteio para ver quem faz a tacada
inicial, a 1ª bola que cair ficará com o tacador, se
cair uma bola ímpar e uma par o tacador fará a escolha da bola e perderá a vez.
5- Na saída caso caia o balão na caçapa ou
fora da mesa, não haverá punição, apenas o jogador que iniciou (estourada)
perderá a vez e o bolão retornará ao ponto de origem.
6-Ao jogar o atleta não
poderá apoiar qualquer parte do corpo sobre qualquer bola da mesa. Punição:
paga uma bola.
7- Caso cair alguma bola
fora da mesa, as mesmas serão colocadas no meio da tabela que caiu (tabela
entre as caçapas).
8-Jogador que bater/marcar
bolas do adversário sem antes bater a sua, pagará uma bola.
9-Numa jogada normal, em que o jogador
bater a sua bola e consequentemente cair uma bola adversária na caçapa, o mesmo
perde vez.
10-Se ao tentar sair da sinuca, o jogador
não conseguir sair da mesma pagará uma bola.
11-Estando em sinuca, o jogador não poderá
fazer saltar o bolão sobre a bola adversária.
Punição: paga uma bola.
12- Não será permitida a sinuca suja, que
será comprovado pelo Juiz da partida. Punição: paga uma bola e o bolão volta a
posição inicial da partida. Para não ser caracterizando sinuca suja, o
bolão deverá percorrer no mínimo 20 cm, até bater na bola jogada.
13-
Em qualquer jogada que resultar a queda do bolão na caçapa ou fora da mesa,
paga-se uma bola.
14-
Numa jogada em que resultar na queda de sua bola e consequentemente também a
queda do bolão, terá como punição: o bolão retornará à sua posição inicial da
partida e, o jogador, além de perder a vez de jogar, pagará uma bola.
15-
A jogada em que o jogador da vez quiser tirar vantagem tocando na bola do
adversário e concluindo com a que da de sua bola, terá como punição: retorno de
sua bola à mesa colocando-a no meio da tabela mais próxima da caçapa em que
caiu, tabela esta que melhor convier ao adversário, e ainda pagará uma bola.
Obs.:
A 1ª punição o jogador deverá pegar a bola nº 1, as demais punições será
retirada a bola em ordem crescente.
16-
O atleta terá um tempo máximo de 2 minutos, para efetuar a tacada, caso este
tempo tenha se esgotado o atleta perderá a tacada e será retirada a bola de
numeração mais baixa do adversário.
Para
efeito de classificação das equipes, será atribuída a seguinte pontuação:
Vitória
– 02 pontos
Derrota
– 00 ponto.
Parágrafo
Único: Substituições: Poderá ser realizada 1 substituição de atleta durante o
jogo, somente nos intervalos de uma partida para a outra.
CRITÉRIOS
DE DESEMPATE:
a)
Entre duas equipes: confronto direto.
b)
Entre três ou mais equipes:
1º
Saldo de partidas
2º
Novo jogo com melhor de três partidas entre os empatados.
11-VÔLEI
DE AREIA
01-
A modalidade será realizada de acordo com as Regras Internacionais adotadas
pela Confederação Brasileira de Vôlei de Praia (Areia ou Duplas) e pelo que
dispuser este Regulamento.
02-
Poderão ser inscritos até 04 jogadores.
03-
A classificação será por pontos ganhos, adotando-se o seguinte critério:
Vitória:
2 x 0 = 03 pontos Vitória:
2 x 1 = 02 pontos
Derrota:
2 x 1 = 01 ponto Derrota:
2 x 0 = 00 ponto
04-
As partidas serão disputadas em melhor de 02 (dois) sets vencedores, até 21
pontos. Havendo necessidade do 3º set, este será disputado até 15 pontos sem
vantagem.
05- O atleta, técnico, assistente-técnico ou dirigente
desqualificado pelo árbitro estará automaticamente suspenso por uma partida,
independente da punição que lhe poderá ser imposta pelo Conselho Disciplinar.
06- O aquecimento dos atletas não poderá contribuir para o
atraso do jogo.
07- Ocorrendo empate na classificação, no turno, empregar-se
á os seguintes critérios:
a)
Entre duas equipes:
·
Confronto direto já realizado entre si no grupo em que ocorreu o
empate.
b)
Entre três ou mais equipes:
·
Set average (set pro
dividido pelo set contra);
·
Pontos average (pontos pro, divididos pelos pontos contra);
·
Persistindo o empate a decisão será por sorteio.
08- Durante o set poderá haver uma
substituição de atleta.
09- O atleta só terá condições de
jogo se estiver com a camisa do bairro em que está inscrito.
10 – Serão considerados 15 minutos
de tolerância para o início da primeira partida descrita na tabela do torneio.
As demais seguem conforme horários previstos.
12
– TRAVESSIA DE CAIAQUE
01-
Será disputado nos naipes masculino e feminino. A prova consiste de uma
travessia realizada no RIO TIJUCAS, onde cada equipe irá receber o caiaque e o
remo da FME. O atleta poderá usar seu equipamento, desde que seja no mesmo padrão
fornecido pela FME. Será obrigatório o uso de colete salva-vidas. Todos os
caiaques terão que ser idênticos.
Percurso
Masculino: Aproximadamente 2km, saída na Praça do Pescador, dando a volta no ponto de marcação que será
marcada pela FME. Voltando até a Praça do Pescador.
Percurso
Feminino: Aproximadamente 1km, saída na Praça do Pescador, dando a volta no ponto de marcação que será
marcada pela FME. Voltando até a Praça do Pescador.
02-
Cada comunidade poderá inscrever 02 equipes na prova e 04 (quatro) atletas,
somente 02 (dois) participarão da prova.
13-
NATAÇÃO
01-
Será disputado no naipe masculino e feminino.
02-
Cada comunidade poderá inscrever até 03 atletas na prova.
03-
A prova será de 50 m livres.
04-
Serão pontuados todos os participantes que completarem a prova.
05-
Caso ocorra empate entre os 5 melhores colocados na classificação, será
realizado mais uma prova entre os empatados.
14-
FUTEVÔLEI
A modalidade será realizada de
acordo com as Regras Internacionais adotadas pela Confederação Brasileira de
Futevôlei e pelo que dispuser este Regulamento.
Poderão ser inscritos até 03
jogadores.
A classificação será por
pontos ganhos, adotando-se o seguinte critério:
Vitória: 2 x 0= 03 Pontos
Vitória: 2 x 1 = 02 Pontos
Derrota: 1 x 2= 01 Ponto
Derrota: 0 x 2 = 00.
As partidas serão disputadas em melhor de 02 (dois) sets vencedores, até
18 (dezoito)
pontos. Havendo necessidade do 3º set, este será disputado até 12 (doze)
pontos sem vantagem. Vence a dupla que obtiver primeiro 2 (dois) pontos
de vantagem.
O atleta ou técnico,
desqualificado pelo árbitro estará automaticamente suspenso por uma partida.
O
aquecimento dos atletas não poderá contribuir para o atraso do jogo.
Ocorrendo empate na
classificação, no turno, empregar-se-á os seguintes critérios:
a)
Entre duas
equipes:
·
Confronto direto já realizado
entre si no grupo em que ocorreu o empate.
b)
Entre três ou
mais equipes.
·
Set average ( set pro dividido pelos set contra)
·
Pontos average
(pontos pró dividido pelos pontos contra)
·
Persistindo o
empate a decisão será por sorteio.
Tijucas,
janeiro/2023